O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou para as eleições presidenciais do país nesta segunda-feira (28) de forma antecipada à data do pleito, marcado oficialmente para a próxima terça-feira (5).
Biden compareceu em uma sessão eleitoral em New Castle, Delaware, para votar na atual vice, a Democrata Kamala Harris. O atual presidente aguardou na fila com os demais votantes e ainda ajudou uma mulher em cadeira de rodas.
Biden falou com repórteres na saída e disse que essa é uma eleição muito importante. Sobre as declarações de Trump durante um comício no domingo (27), o presidente as classificou como “embaraçosas”. O Republicano falou que cidades foram “invadidas e conquistadas” por imigrantes.
Segundo dados do Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida, mais de 42 milhões de eleitores já votaram antecipadamente.
Diversos estados dos Estados Unidos permitem a votação de forma antecipada. Além disso, os eleitores também podem votar pelo correio, a depender da regra de cada estado. O objetivo, é evitar aglomerações nas filas e manter a taxa de participação.
Kamala disputa o cargo com o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano.
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (28) pelo CBS News em parceria com o instituto de pesquisas YouGov, apontou a democrata com um ponto porcentual à frente de Trump nas intenções de voto. Ambos possuem 50% e 49%, respectivamente. Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2,6 pontos porcentuais, os candidatos estão em empate técnico a 8 dias do pleito.