O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta quinta-feira (7) a participação do país na Cúpula do G20. O encontro será realizado no Brasil, entre os dias 19 e 20 de novembro. A notícia foi confirmada pela Casa Branca e discutida pelo democrata em ligação com o presidente Lula.
Com a vinda ao Rio de Janeiro, Biden marca a primeira visita dele ao Brasil como presidente. O líder norte-americano também declarou que o governo dos EUA vai aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, proposta apresentada durante a presidência brasileira do G20 em julho.
Além do Rio, Lula e Biden trataram da visita prevista do presidente dos EUA a Manaus (AM), antes da cúpula. Os presidentes também enalteceram a importância do Brasil para o combate à mudança climática, da prioridade da promoção da transição energética e da importância da iniciativa bilateral entre os países.
Antes da vinda ao Brasil, Biden também participa da Cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Apesar de não ser um dos membros, o governo brasileiro foi convidado para o encontro, mas o presidente Lula recusou o convite, justificando o foco no G20.