Itapevi aguarda resposta do Catar sobre doação da Copa

Cidade da Grande São Paulo pediu para receber assentos do estádio 974

Alinne Fanelli

Estádio 974 recebeu dois jogos do Brasil no Catar
Alinne Fanelli

A cidade de Itapevi, na Grande São Paulo, pleiteia fazer parte do projeto de legado da Copa do Mundo do Catar. Os oito estádios da competição de 2022 terão estruturas desmontadas e doadas a alguns países ao longo dos próximos meses.

A iniciativa chamou a atenção do prefeito de Itapevi, Igor Soares, que viu no 974 uma oportunidade para o município. Esse estádio, localizado em área marítima de Doha, foi montado com 974 contêineres, número que também é o código internacional do país.

A prefeitura da cidade paulista iniciou a licitação para a construção de um complexo esportivo, que abrigará um estádio para 15 mil torcedores. A ideia é receber partidas não só locais, mas estaduais e até nacionais.

O 974 seria desmontado logo depois da utilização na Copa do Mundo. Porém, ele caiu nas graças do público e começou a receber outros eventos. Há a previsão de que ele seja utilizado na Copa da Ásia, marcada para o meio do ano, mas que pode ser adiada para janeiro de 2024 por causa do calor - o 974 é o único dos estádios do Mundial passado que não tem ar condicionado.

“Coincidiu de nós estarmos licitando uma obra grandiosa aqui, um complexo esportivo, com um grande estádio de futebol nos padrões que a Fifa exige. A ideia é que a gente possa receber jogos aqui não só locais, mas também estaduais e nacionais”, afirmou o prefeito Igor Soares.

“Então, a gente ousou em fazer contato com o comitê organizador e solicitar essas cadeiras. Porque, além de economizarmos dinheiro público se assim a doação for confirmada, também se tornará algo muito simbólico. O fato de eles gastarem dinheiro público de forma consciente e depois poder ajudar outras nações, foi muito inteligente e chamou minha atenção".

A seleção brasileira fez duas partidas no local: venceu a Suíça por 1 a 0 e goleou a Coreia do Sul por 4 a 1.

A BandNews FM entrou em contato com o Comitê Supremo para Entrega e Legado da Copa do Catar, que não respondeu diretamente sobre o pedido da Prefeitura de Itapevi.

“Temos a expectativa de que nos próximos dias possamos ter uma resposta, seja ela positiva seja negativa. Estamos em busca de um contato diretamente com o governo do Catar, principalmente com a área turística, que tem uma estrutura de atendimento bacana. Estamos pensando também em fazer um contato com o Itamaraty para ver se nos ajudam. Se acontecer a doação, colocaremos o nome do estádio de 974 brasileiro; Brasil 974”, explicou o prefeito.

Em nota, o Conselho reforçou o compromisso com países em desenvolvimento e disse que está trabalhando com o governo catari em campanhas para garantir que haja um legado duradouro de mudança institucional e cultural.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.