O Ministério das Relações Exteriores afirma que o governo brasileiro acompanha com grave preocupação as operações militares da Rússia contra a Ucrânia.
Em nota, o Itamaraty pontua que o Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão.
O comunicado segue dizendo que como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.
A Rússia começou na madrugada desta quinta-feira (24) uma operação militar contra a Ucrânia e invadiu o país vizinho. Explosões foram ouvidas nas proximidades de Kiev, a capital ucraniana. Tropas russas cruzaram a fronteira por Belarus, ao norte, e pela Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014 no sudeste da Ucrânia.