Itamaraty avalia “tom ofensivo” de manifestações da Venezuela sobre o Brasil

Governo se diz surpreso com ataques pessoais venezuelanos após publicação da polícia bolivariana com foto com bandeira do Brasil e mensagem de ameaça

Rádio BandNews FM

Itamaraty avalia “tom ofensivo” de manifestações da Venezuela sobre o Brasil
Reprodução/Agência Brasil

O Itamaraty divulgou, nesta sexta-feira (1), uma nota declarando que o governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e ao presidente.

A declaração foi feita dois dias depois da Venezuela convocar o embaixador do país no Brasil para consultas. Essa atitude é considerada como uma forma de repreensão de um país a outro, em teor diplomático internacional.

Além disso, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusa o Brasil de ter vetado o ingresso do país no grupo do Brics, durante a cúpula da organização da última semana, na Rússia.

Antes dessa nota, o Brasil seguia em silêncio sobre as declarações do líder da Venezuela. A situação mudou após a Polícia Nacional Bolivariana ter publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (31), uma foto com a bandeira do Brasil ao fundo e a silhueta do Lula com a mensagem: “Quem mexe com a Venezuela se dá mal“, marcando na postagem o ministro do Interior do país, Diosdado Cabello.

“A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”, cita parte da nota.

A escalada de tensões políticas entre os países iniciou quando o Brasil não reconheceu a autoproclamada vitória de Nicolás Maduro na eleição do país, em julho, e nem a confirmação por órgãos eleitorais venezuelanos que são alinhados à Maduro.

A crise se agravou com a convocação do embaixador e pela afirmação de Maduro de que o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, atua como "um mensageiro do imperialismo norte-americano".

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.