Israel faz, nesta sexta-feira (27), a segunda incursão terrestre pela periferia da cidade de Gaza. As Forças de Defesa também realizaram novos bombardeios na área central da Faixa de Gaza nas últimas horas e dizem ter atingido dezenas de alvos ligados ao Hamas.
O estado judaico afirma também ter matado mais um comandante do grupo palestino, o chefe do braço de inteligência da organização, Shadi Barud.
Enquanto isso, as agências de ajuda humanitária alertam para a piora na situação dos abrigos, que estão atendendo o triplo da capacidade.
Quase 630 mil refugiados estão amparados em instalações mantidas pelas Nações Unidas.
A abertura da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito ainda é muito limitada e não há qualquer previsão para a passagem de pessoas.
O grupo de 32 cidadãos à espera de repatriação no território palestino pelo Brasil continua sem panorama de saída.
Nesta quinta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma videoconferência com a família de Hasan Rabee, que está na cidade de Khan Yunis. Ele relatou a situação de precariedade e pediu ao presidente que incluísse familiares que estão fora da lista de repatriação.
O chefe do Executivo também conversou com familiares do brasileiro que desapareceu em Israel após um ataque do Hamas.
Michel Nisembaum, de 59 anos, tem dupla cidadania e não é visto desde o último dia sete, quando começou a ofensiva do grupo islâmico.
Lula aproveitou o contato para se solidarizar com as famílias e prometeu empenho por parte do governo brasileiro.
Um representante do Hamas que está em visita a Moscou, capital da Rússia, disse que qualquer liberação em massa de reféns só poderá acontecer com a decretação de um cessar-fogo.
Ainda no Oriente Médio, os Estados Unidos atacaram duas instalações no leste da Síria, dizendo que os locais eram bases de forças do Irã e de grupos aliados.
A diplomacia de Washington, fez questão de ressaltar que os bombardeios eram “separados e distintos” do conflito em Gaza e que não houve coordenação com Israel.
A Casa Branca confirmou que o presidente Joe Biden mandou uma rara mensagem direta ao líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
Os Estados Unidos acusam a República Islâmica de estar por trás de ataques a instalações americanas nesta semana no Iraque e na Síria que deixaram 21 feridos.