Israel e Hezbollah trocam acusações por quebra de cessar-fogo

Declarações são feitas um dia após medida entrar em vigor

Rádio BandNews FM

Guerra entre Israel e Hezbollah
REUTERS/Stoyan Nenov

O grupo extremista Hezbollah e o governo de Israel se acusam mutuamente de quebrar o acordo de cessar fogo nesta quinta-feira (28), pouco mais de um dia após a medida entrar em vigor. O gabinete de segurança israelense aprovou o acordo na última terça-feira (26) e a trégua teve início na madrugada de ontem (27).

Hoje (28), tanques israelenses dispararam contra o sul do Líbano e atingiram pelo menos seis regiões. Em nota, o exército israelense afirma que ataque teve foco em veículos suspeitos que estavam se movimentando em diversas áreas do território libanês, o que constitui uma violação da medida, acusando o Hezbollah de quebrar o acordo de paz. No entanto, o grupo acusa Israel de romper o acordo com o início do bombardeio.

De acordo com o texto aprovado, as tropas do Hezbollah e de Israel deveriam se retirar de modo gradual do sul do Líbano. Porém, na nota, o exército israelense declarou que “as forças de defesa estão posicionadas para responder a qualquer violação do acordo de cessar-fogo”.

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tinha afirmado, após o acordo ser aprovado, que o país iria voltar a atacar caso o grupo extremista não cumprisse o que foi definido.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.