O Hamas afirmou nesta terça-feira (21) que a negociação de uma trégua na guerra do Oriente Médio pode estar chegando a um acordo entre as partes. Israel ainda não comentou.
A agência de notícias France-Presse e a rede de TV Al-Jazeera dizem que as tratativas envolvem a troca de reféns israelenses por presos palestinos.
As informações apontam que a mediação é do Catar e que o cessar-fogo deve ser de 5 dias. Além disso, implicaria em uma pausa nas operações aéreas no sul de Gaza.
A passagem de caminhões de ajuda humanitária e a transferência de feridos para outros países também estão em discussão.
Na segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que as negociações estariam mais próximas de uma conclusão.
O Ministério das Relações Exteriores elaborou uma segunda lista de pessoas que devem ser transportadas da Faixa de Gaza. A relação deve ser mais abrangente, compreendendo avós e irmãos mais velhos de cidadãos brasileiros.
O documento de brasileiros e de parentes palestinos que querem deixar a Faixa de Gaza tem 86 nomes. Segundo um interlocutor da área diplomática, Israel já recebeu a nova lista que deve ser entregue ao Egito ainda nesta terça-feira (21).
O controle de saída da fronteira exige uma série de critérios. Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores, a estimativa é de que 3 mil estrangeiros estejam aguardando a autorização para a saída.
Os 32 brasileiros e palestinos que saíram na semana passada aguardaram a mais de 20 dias.