O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Palestina, Rik Peeperkorn, anunciou nesta quinta-feira (29), que o Exército de Israel e o grupo militante palestino Hamas concordaram em pausar os combates na Faixa de Gaza para permitir a vacinação de cerca de 640 mil crianças contra a poliomielite.
Segundo o acordo, a pausa terá um intervalo de três dias e será conduzida em duas rodadas, começando na região central de Gaza seguindo para o sul. A campanha tem previsão de início para este domingo (1) entre as 6h e as 15h no horário local, afirmou Peeperkorn.
A meta, é que a campanha atinja uma cobertura vacinal de pelo menos 90%. “As equipes aqui estão preparadas para isso. Estamos prontos para agir”, declarou Peeperkorn.
Em 23 de agosto, a OMS confirmou o primeiro caso de pólio na Faixa de Gaza em 25 anos. O registro, foi em uma bebê de 10 meses de vida, que reside na cidade palestina de Deir al-Balah, região central do território, e que não havia sido vacinada com nenhuma das doses previstas no esquema vacinal contra a doença.