O embaixador do Brasil na Palestina afirma que as negociações entre Israel e Egito estão avançando, mas ainda não existe um acordo para a formação de um corredor humanitário que possibilitaria a saída de civis da Faixa de Gaza.
Em entrevista à BandNews FM nesta segunda-feira (16), Alessandro Candeas disse que mantém contato com todos os envolvidos no conflito e detalhou como estão as negociações para a liberação da fronteira.
Segundo ele, as autoridades na Palestina não colocaram empecilhos para a saída dos civis da região, mas falta o acordo entre Israel e Egito.
“A notícia que nós temos é que ela [a negociação] está avançando. Ainda não está concluída. Essas três partes – Israel, Egito e a autoridade local em Gaza – nunca colocaram óbice aos brasileiros. Além dos brasileiros, existem milhares de pessoas que também querem passar. Tudo isso é o que bloqueia”, explicou.
Os dois grupos de brasileiros que estão prontos para deixar Gaza seguem nas cidades de Rafah e Khan Yunis.
O planejamento inicial prevê que os brasileiros viagem de ônibus até o Cairo e depois embarquem em um avião da Força Aérea para o Brasil.
De acordo com o embaixador brasileiro, as autoridades de Israel, Egito e Gaza já têm em mãos a lista de brasileiros que pediram para deixar a zona de conflito.
Alessandro Candeas também revelou que já existe um plano de contingência e evacuação caso seja necessário retirar parte dos 6 mil brasileiros que estão na Cisjordânia.
No momento, a comunidade na região não solicitou apoio para deixar a região. Mas, caso seja necessário, a ideia é remover os brasileiros pela Jordânia.