"Israel e Egito avançam em negociação", diz embaixador do Brasil na Palestina

Alessandro Candeas diz que ainda não existe acordo para formação de corredor humanitário que possibilitaria saída de civis da Faixa de Gaza

Rádio BandNews FM

O embaixador do Brasil na Palestina afirma que as negociações entre Israel e Egito estão avançando, mas ainda não existe um acordo para a formação de um corredor humanitário que possibilitaria a saída de civis da Faixa de Gaza.

Em entrevista à BandNews FM nesta segunda-feira (16), Alessandro Candeas disse que mantém contato com todos os envolvidos no conflito e detalhou como estão as negociações para a liberação da fronteira.

Segundo ele, as autoridades na Palestina não colocaram empecilhos para a saída dos civis da região, mas falta o acordo entre Israel e Egito.

“A notícia que nós temos é que ela [a negociação] está avançando. Ainda não está concluída. Essas três partes – Israel, Egito e a autoridade local em Gaza – nunca colocaram óbice aos brasileiros. Além dos brasileiros, existem milhares de pessoas que também querem passar. Tudo isso é o que bloqueia”, explicou.

Os dois grupos de brasileiros que estão prontos para deixar Gaza seguem nas cidades de Rafah e Khan Yunis.

O planejamento inicial prevê que os brasileiros viagem de ônibus até o Cairo e depois embarquem em um avião da Força Aérea para o Brasil. 

De acordo com o embaixador brasileiro, as autoridades de Israel, Egito e Gaza já têm em mãos a lista de brasileiros que pediram para deixar a zona de conflito.

Alessandro Candeas também revelou que já existe um plano de contingência e evacuação caso seja necessário retirar parte dos 6 mil brasileiros que estão na Cisjordânia.

No momento, a comunidade na região não solicitou apoio para deixar a região. Mas, caso seja necessário, a ideia é remover os brasileiros pela Jordânia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.