Vanda Garcia de Almeida, irmã do governador de Roraima, Antônio Denarium, é um dos alvos da operação da Polícia Federal, que investiga uma organização criminosa suspeita de coordenar um esquema de lavagem de dinheiro, oriundo do comércio de ouro ilícito.
Nesta sexta-feira (10), a PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra ela e outros sete alvos, além do bloqueio de bens, em Roraima e em Pernambuco. A investigação começou depois de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal, que desconfiou de um veículo que transitava em uma rodovia do estado.
Análises revelaram o envolvimento do passageiro com suspeitos já investigados em outros procedimentos.
O esquema teria movimentado 64 milhões de reais em dois anos, fruto da compra e venda de ouro ilegal extraído da Terra Indígena Yanomami. A TI passa por uma crise humanitária em função das ações devastadoras dos garimpeiros que exploram o território.
Além da irmã, o sobrinho do deputado, Fabrício de Souza Almeida, também aparece como um dos alvos da ação. Os envolvidos são suspeitos de usar empresas de fachada para dar aspecto de legalidade às transações financeiras.