O Irã promete responder de forma “proporcional” aos bombardeios de Israel na madrugada deste sábado (26), noite de sexta-feira (25) no Brasil. Diversas explosões foram ouvidas em Teerã, capital iraniana, e dois soldados morreram em ataques a bases do país.
As Forças de Defesa de Israel afirmaram que concluíram os ataques aéreos contra o Irã. Os alvos militares foram definidos depois que o Irã lançou mísseis contra o território israelense no início do mês de outubro.
Em comunicado, o Estado Judeu declarou ainda que, em ato de defesa, foram três ondas de ataques “precisos e direcionados” contra alvos específicos e sistemas de mísseis do Irã que ameaçavam o país.
Em Damasco, capital da Síria, também houve relatos de explosões. Os sírios são aliados dos iranianos e o país os aiatolás mantém bases militares no território aliado.
O Itamaraty afirmou, neste sábado (26), que acompanha "com preocupação" os ataques de Israel contra o Irã e condenou a escalada de conflitos no Oriente Médio. O governo brasileiro também pediu um cessar-fogo abrangente na região.