A mais recente pesquisa IPEC para a presidência da República mostra estabilidade de Lula e Bolsonaro. O petista lidera com 44% das intenções de voto e, na sequência, vem o atual presidente da República, que é do PL, com 32%.
Os números são os mesmos do levantamento anterior, de 15 de agosto. Ciro Gomes e Simone Tebet oscilaram positivamente. O candidato do PDT passou de 6% para 7% da preferência do eleitorado.
Enquanto isso, a senadora do MDB oscilou de 2% para 3%. Felipe d’Ávila, do Novo, que não tinha pontuado no dia 15, agora aparece com 1%. E Vera Lúcia, do PSTU, tinha 1% das intenções de voto e agora não pontuou.
Os demais candidatos não pontuaram, são eles: Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Brancos e nulos somam 7% - eram 8% da pesquisa anterior. Não sabem ou não responderam 6% - contra 7% no dia 15.
A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-01979/2022.
SEGUNDO TURNO
O Ipec fez um cenário de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 50% das intenções de voto contra 37% do atual presidente.Antes, em 15 de agosto, o levantamento do apontou vitória do ex-presidente por 51% a 35%.