O inverno brasileiro termina na próxima quinta-feira (22), mas até lá a previsão é de chuva e temperaturas mais baixas nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em São Paulo, a chuva começa a ganhar força na terça-feira (20) e se intensiva entre a noite de quarta (21) e a quinta-feira (22), segundo o Climatempo.
Os temporais previstos podem provocar alagamentos do Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul. Chuvas de forte intensidade e rajadas de ventos são esperadas ainda no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Rondônia e Amazonas até o dia 22 de setembro.
A primavera começa às 22h04 da quinta-feira (22), mas a nova estação deve ser marcada pelas temperaturas mais baixas do que o normal, de acordo com os meteorologistas.
No próximo fim de semana, o ar frio se espalha pelo Sul do Brasil e tem previsão de geada nas áreas mais altas.
A semana será de instabilidades e atenção, com exceção do Nordeste, que escapa da umidade alta. Pode voltar a chover em Brasília após longo período de estiagem, mas os termômetros na capital federal ainda rondam os 30°C até quinta-feira (22).
Belo Horizonte e Rio de Janeiro devem ter sol entre nuvens no início da semana, mas o tempo encoberto a partir de quarta (21). A chuva chega e as temperaturas variam entre 19°C e 28°C.
Na capital paulista, uma semana sem muito sol e tempo instável, as temperaturas ficam agradáveis. Na terça (20), máxima de 27°C. Mas a partir de quarta (21), os termômetros se esforçam para passar dos 20°C.