Interventor do DF afirma que situação está controlada em Brasília

Ricardo Cappelli disse ainda que criminosos continuarão sendo identificados e punidos; Polícia Civil do Distrito Federal afirma que 300 golpistas foram presos

Rádio BandNews FM

Interventor do DF afirma que situação está controlada em Brasília Foto: Reprodução/Twitter
Interventor do DF afirma que situação está controlada em Brasília
Foto: Reprodução/Twitter

O interventor nomeado para cuidar da Segurança Pública do Distrito Federal afirmou, na madrugada desta segunda-feira (9), que a situação está sob controle em Brasília. Ricardo Cappelli foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como responsável pela segurança da capital federal depois que vândalos golpistas invadiram e depredaram a sede dos três poderes.

Segundo a Polícia Civil do DF, 300 pessoas foram presas depois das ações de depredação no Palácio do Planalto, no Congresso e no Supremo Tribunal Federal. Os terroristas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada e seguem para o Complexo da Papuda.

Ricardo Cappelli disse também que as operações para garantir a segurança em Brasília serão reiniciadas e garantiu que tudo será devidamente apurado. O interventor garantiu que criminosos serão identificados e punidos.

O presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino, reforçaram ainda no domingo (8) a necessidade de punição e responsabilização dos golpistas que tomaram conta da Esplanada dos Ministérios.

Nesta segunda-feira (9), a presidente do STF, Rosa Weber, e governadores se reúnem com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Mesmo em um ambiente depredado, a presidência da República garantiu que o local continuará sendo usado.

Os encontros são vistos como respostas institucionais aos atos de violência e antidemocráticos de domingo.

Também ao longo desta segunda, são esperadas ações para a retirada de bolsonaristas acampados nas proximidades de quartéis do Exército espalhados pelo país. O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a desmobilização dos acampamentos golpistas em 24 horas. A decisão vale para todo o país.

Em Brasília, a segurança na Esplanada dos Ministérios está reforçada e a Força Nacional mobilizada para garantir a segurança dos prédios públicos.