O Instituto Butantan entregou mais 800 mil doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quarta-feira (14).
A entrega faz parte do lote de 1 milhão vacinas destinadas ao Programa Nacional de Imunizações, que deve ser complementado por mais 200 mil doses nesta quinta (15).
O Instituto Butantan deve repassar 100 milhões de doses até setembro de 2021, como previsto em contrato. Com o novo lote de 1 milhão de doses, o Butantan totaliza 54,1 milhões de vacinas entregues.
Ainda nesta semana (13), foram recebidos mais 12 mil litros de insumos da farmecêutica Sinovac para a produção de 20 milhões de doses.
CORONAVAC EM CRIANÇAS
Segundo um estudo feito na China publicado na revista científica The Lancet, a CoronaVac se mostra segura e eficaz em crianças. No país, desde junho, a vacina já é aprovada a partir dos 3 anos.
Para a pesquisa, foram testadas 552 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Após as duas doses aplicadas - seguindo o intervalo de 28 dias - mais de 96% desse público produziu anticorpos contra o vírus.
No entanto, o estudo ainda não evoluiu para a fase três - momento em que é testada a eficácia da vacina. Essa etapa verifica o nível de proteção contra casos mais graves da Covid-19, hospitalização e morte.