Inflação do aluguel cai 0,64% em setembro, mas ainda tem alta de 24,86% em 12 meses

IGP-M, medido pela Fundação Getúlio Vargas, é utilizado no reajuste de preços como o aluguel e a energia elétrica

Rádio BandNews FM

Em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 24,86%
Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

O IGP-M (Índice geral de Preços-Mercado) caiu 0,64% em setembro, após alta de 0,66% em agosto, segundo informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgadas nesta quarta-feira (29). O índice é usado como referência no reajuste de preços como o aluguel e a energia elétrica.

Em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 24,86%. Só em 2021, a alta é de 16%. No mesmo mês em 2020, o índice tinha subido 4,34%.

Inflação é a vilã mundial

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, destaca que a forte queda do valor do minério de ferro – influenciada pela perda de força da economia na China –  é a responsável pela desaceleração da “inflação do aluguel”.

Na análise da jornalista, a inflação se mantém como a grande preocupação de diversos países pelo mundo: “Temos uma inflação ainda muito pesada, e essa é a discussão mundial. Ontem os mercados do mundo todo ficaram muito estressados por conta disso. Vemos o minério de ferro caindo, mas temos por outro lado há a preocupação com o alto custo da energia”.

Acompanhe a coluna na íntegra:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.