Inflação acelera, sobe 0,84% em fevereiro e atinge 5,60% em 12 meses

Reajuste das mensalidades escolares, dos planos de saúde e do aluguel pressionaram o índice

BandNews FM

Inflação acelera, sobe 0,84% em fevereiro e atinge 5,60% em 12 meses
Inflação acelera, sobe 0,84% em fevereiro e atinge 5,60% em 12 meses
Agência Brasil

A inflação acelera em fevereiro e sobe 0,84% na comparação com janeiro. Os reajustes das mensalidades educacionais, dos planos de saúde e do aluguel pressionaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

Embora mais alto que o crescimento do primeiro mês do ano (0,53%), o IPCA veio menor do que no mesmo período do ano passado, quando a alta média dos preços atingiu 1,01%.

O resultado mais recente aponta que a inflação oficial do país fechou o primeiro bimestre do ano com alta de 1,37%. Em 12 meses, a variação positiva atingiu 5,60%.

Em fevereiro, oito dos nove grupos pesquisados tiveram alta. Apenas o setor de vestuário apresentou variação negativa. Esse é o segundo recuo consecutivo da atividade.

Os itens educacionais tiveram as maiores altas, com variação de 6,28%, reflexo dos reajustes nas mensalidades e nos materiais escolares.

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, aponta que o mercado financeiro esperava uma alta média dos preços menor do que o encontrado. Os analistas calculavam o IPCA em torno de 0,78%

De acordo com a colunista, a recuperação da economia no pós-pandemia abriu um espaço para reajustes de preços. Mas a queda do consumo dos brasileiros e o alto nível de endividamento devem fazer com que a inflação volte a cair.

Apesar dos reajustes nas tarifas em algumas regiões, o setor de transportes desacelerou e teve recuo de 0,18 ponto porcentual no mês. A retração também é influenciada pela queda no preço da gasolina e das passagens aéreas, que recuaram quase 10%.