Gestores da área de planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) encaminharam à direção do órgão um documento em que sugerem o reaproveitamento de questões já aplicadas em edições anteriores do ENEM.
O motivo, segundo os servidores, é a quantidade insuficiente de enunciados prontos para as provas que serão aplicadas em 2022 e 2023. Ao todo, o exame é composto por 180 questões.
Caso seja aceita, a proposta prevê a reciclagem de 4.680 perguntas do Banco Nacional de Itens. O mesmo modelo deve ser seguido a partir de 2024.
A recomendação foi feita em meio à crise no Ministério da Educação, do qual o INEP é vinculado. A pasta continua sem um titular depois da exoneração do ministro Milton Ribeiro, ligado a um caso de suposto favorecimento a pastores por meio de verbas do MEC.
INSCRIÇÕES
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no ENEM 2022 ou justificar a ausência no exame no ano passado começa na próxima segunda-feira (4). Os interessados devem acessar a página oficial do participante até as 23h59 do dia 15 de abril.
O pedido pode ser feito por participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola pública e também por aqueles que cursaram todos os anos do ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Além disso, o participante deve ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.