A Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood adiou pela segunda vez a data do anúncio das indicações do Oscar deste ano por causa dos incêndios florestais na Califórnia, nos Estados Unidos. Inicialmente, seria feito em 17 de janeiro, depois no dia 19. Agora, acontecerá em 23 de janeiro.
Com a alteração, o período de votação dos indicados também mudou. O prazo, que terminaria nesta terça-feira (14), será finalizado na sexta-feira (17). Já a cerimônia, que corresponde a 97ª edição do Oscar, continua programada para 2 de março.
As queimadas que atingem a Califórnia já mataram 24 pessoas e destruíram mais de 160 quilômetros quadrados. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alerta que fortes rajadas de vento atingirão novamente o Estado nesta semana, principalmente em Santa Ana e Los Angeles.
Ao menos 4 membros que ocupam cargos centrais na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas perderam as casas por causa das chamas.
O CEO Bill Kramer e a presidente Janet Yang, ambos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, compartilharam uma declaração nesta segunda-feira (13) sobre alterações. “Estamos devastados pelo impacto dos incêndios e pelas perdas profundas sofridas por muitos em nossa comunidade (...) Devido aos incêndios ainda ativos na área de Los Angeles, sentimos que é necessário estender nosso período de votação e mudar a data do anúncio de nossas indicações para dar mais tempo aos nossos membros (...) Além disso, como queremos ser sensíveis às necessidades de infraestrutura e alojamento da região nas próximas semanas, é fundamental que façamos algumas mudanças em nossa programação de eventos, que acreditamos que terão o apoio de nossa indústria”.