O governo da Índia, através da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), conseguiu realizar durante a manhã desta quarta-feira (23) uma tarefa nunca antes realizada: pousar um módulo lunar no Polo Sul da Lua. O pouso foi transmitido ao vivo e os cientistas esperam pelo momento mais crítico da missão espacial, que se iniciou em 14 de julho.
Até o momento, apenas três países haviam conquistado o objetivo de pousar na Lua: Estados Unidos, União Soviética e China. O custo da missão indiana é relativamente acessível para os padrões mundiais, cerca de US$ 74 milhões.
Os cientistas direcionaram-se ao Polo Sul lunar porque acreditam que há grandes geleiras que poderiam ser usadas para fornecer água potável para astronautas, transformar moléculas de água em oxigênio e hidrogênio e produzir energia para foguetes.
O próprio primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sugeriu que o BRICS - bloco de países formado por Brasil, China, Rússia, Índia, China e África do Sul - criasse um grupo para fazer exploração espacial.