Imunização contra a Covid-19 pode ter salvado a vida de 48 mil

Estudo do pesquisador Marcelo Gomes, da Fiocruz, mostra que a vacinação evitou mortes e internações no Brasil

BandNews FM

Imunização pode ter salvado vidas e evitado internações, diz estudo Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Imunização pode ter salvado vidas e evitado internações, diz estudo
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A vacinação contra a Covid-19 pode ter evitado até 48 mil mortes e mais cerca de 100 mil internações em todo o País. Somente no Rio de Janeiro, a imunização contra o vírus pode salvado até 5 mil pessoas a partir dos 60 anos, além da internação de até 8 mil pacientes.

A estimativa é do pesquisador em saúde pública da Fiocruz e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

Para chegar a esse número, o especialista fez uma proporção da semana epidemiológica encerrada em 13 de março, quando o cenário era de alta nos casos dessa parcela da população, com o restante das semanas até o fim de maio - levando em conta a regularidade desse cenário.

Com o avanço da vacinação nas últimas semanas, os óbitos e atendimentos na rede de urgência e emergência tem apresentado queda. No entanto, a transmissão comunitária da variante Delta preocupa as autoridades.

No Brasil, já são pelo menos 97 casos identificados da mutação, de acordo com o Ministério da Saúde. Até agora, no Estado do Rio de Janeiro, foram contabilizados 74 pacientes infectados pela variante.

As vacinas disponíveis no Brasil, entretanto, podem oferecer proteções contra a Delta. Um estudo da revista científica Nature revelou que, após a aplicação das duas doses necessárias, o imunizante da Pfizer é capaz de defender os vacinados contra a variante identificada originalmente na Índia.