IBGE estima safra agrícola recorde em 2023

Produção deve atingir marca de 296 milhões de toneladas

Rádio BandNews FM

Safra agrícola deve atingir recorde de 296,2 mi de toneladas em 2023, prevê IBGE
Foto: Wenderson Araujo/CNA

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve crescer mais de 12% em 2023 e atingir um novo recorde, ultrapassando 296 milhões de toneladas. A estimativa faz parte do Terceiro Prognóstico do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira (12), pelo IBGE.

O estudo prevê um ano de recordes na produção da soja, principal destaque que deve puxar a alta neste ano. Além disso, a produção do milho pode crescer cerca de 6%. Já produtos como arroz, feijão e trigo devem apresentar declínio na produção.

De acordo com o IBGE, a perspectiva para 2023 é expressiva e acontece após dois anos difíceis para a safra brasileira, com recuo e crescimento modesto, além de problemas climáticos.

Em dezembro, foram projetadas 312,2 milhões de toneladas. A expectativa teve influência do clima adverso que atingiu algumas regiões do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul, e prejudicou as safras da soja e do milho.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.