O último paciente internado com Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebe alta nesta segunda-feira (15). Esta vai ser a primeira vez que a unidade de Acari, considerada referência no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus na cidade, tem o número de internados pela doença zerado.
No início da pandemia, o Ronaldo Gazolla passou a atender exclusivamente pacientes com Covid-19. Atualmente, o Rio tem o menor número de internações causadas por complicações da doença: 39. A taxa de internação representa 0,6% do total de pacientes hospitalizados na rede SUS no Rio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os baixos números são resultado direto do avanço da vacinação na capital fluminense. Em uma rede social, a Prefeitura informou que 75% da população está vacinada, sendo 95% com a imunização completa. De acordo com o último boletim, 950 mil doses de reforços foram aplicadas, as quais são destinadas a pessoas com 61 anos ou mais.
Atualmente, a capital do estado exige o comprovante da vacinação completa para entrada em locais públicos, a exceção ocorre apenas para crianças menores de 15 anos, que não precisarão apresentar o documento.