Horário de verão volta a ser descartado pelo ministro de Minas e Energia

Medida voltou a ser defendida por conta da crise hídrica que afeta a produção de energia das hidrelétricas.

BandNews FM

Ministro Bento Albuquerque volta a descartar horário de verão Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ministro Bento Albuquerque volta a descartar horário de verão
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descarta a possibilidade de retomar o horário de verão no Brasil. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (30), durante a inauguração da termelétrica em São João da Barra, no Norte Fluminense. Segundo Bento, o horário de verão não impacta na economia de energia.

O adiantamento de uma hora no relógio deixou de existir há dois anos. Especialistas alertam que o horário de verão mudou o horário de pico para o meio da tarde por conta do uso do ar-condicionado.

A retomada da medida voltou a ser discutida por conta da crise hídrica que afeta os reservatórios de hidrelétricas, que respondem por mais da metade da produção de energia brasileira.

O evento no interior do Rio de Janeiro contou com a participação do governador do Rio, Cláudio Castro. A termelétrica inaugurada está em operação desde o dia 16, e chegou a ficar sem funcionar durante cerca de 22 horas, precisando de ajustes técnicos quatro dias após o início dos trabalhos.

A GNA I teve investimento de cerca de cinco bilhões de reais e gerou 12 mil empregos ao longo das obras. Com capacidade instalada de 1.338 MW, tem energia suficiente para abastecer seis milhões de residências.

O ministro anunciou ainda a realização de dez leilões no setor elétrico, que devem ajudar a evitar novas situações de escassez hídrica como a atual.