Holanda fechará fronteiras com União Europeia a partir de dezembro, diz Ministra da Migração

Medida servirá como controle migratório e durará seis meses

Rádio BandNews FM

Marjolein Faber
Divulgação

A Holanda anunciou nesta segunda-feira (11) que fechará suas fronteiras terrestres com a União Europeia a partir de 9 de dezembro, como forma de controle migratório, afirmou Marjolein Faber, Ministra da Migração do país. A medida vai durar seis meses.

O país neerlandês tem fronteiras terrestres com a Bélgica e Alemanha, que integram a zona de livre circulação de cidadãos e mercadorias da União Europeia, chamada Espaço Schengen. Países que estão neste tratado têm autorização para o fechamento de fronteiras em situações extraordinárias.

O anúncio parte de um pacote amplo aprovado em outubro deste ano para conter a imigração. A medida é do governo do primeiro-ministro, Dick Schoof, que lidera uma aliança de direita no governo desde julho.

Além da contenção de imigrantes, acompanhantes de solicitantes de asilo não poderão ingressar no país. Regiões em guerra na Síria foram declarados seguros para que agentes de imigração do país possam negar o visto a refugiados sírios.

O anúncio da Holanda segue um movimento anti-imigração que ocorre em outros países da Europa, como a França e a Alemanha. Recentemente, o governo alemão também impôs controles em áreas de fronteira com países da União Europeia, e novo primeiro-ministro francês expressou a intenção de fazer o mesmo.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.