Historiador José Murilo de Carvalho morre aos 83 anos

Membro da ABL, o escritor faleceu devido a complicações do coronavírus

BandNews FM

Historiador José Murilo de Carvalho morre aos 83 anos
ABL

O historiador e cientista político José Murilo de Carvalho morreu na madrugada deste domingo (13), aos 83 anos, após ser internado com Covid-19. A informação foi confirmada por meio das redes sociais de amigos e familiares de José.

O corpo do acadêmico e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) vai ser velado nesta segunda-feira (14), a partir das 9 horas da manhã, na ABL, no Centro do Rio de Janeiro. O sepultamento será no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, José Murilo era bacharel em Sociologia e Política. Ele também defendeu na Califórnia uma tese sobre o Império Brasileiro, além de ter lecionado nas mais renomadas instituições mundiais e ocupar a cadeira número 5 da ABL desde 2004.

Nascido em Minas Gerais, ele também foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Stanford, Londres e Notre Dame, entre outras. Professor emérito da UFRJ, ele escreveu 19 livros, incluindo "A Formação das Almas", "A Cidadania no Brasil", e "Os Bestializados".

Em nota, a ABL afirmou que a contribuição de José Murilo para a sociedade brasileira é “inestimável e seu legado perdurará por meio de suas obras”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.