Testes do Hemorio não indicam novas infecções por HIV em transplantados

Na última sexta (11), BandNews FM revelou que seis pacientes foram infectados ao receberem órgãos contaminados por HIV

BandNews FM

Testes do Hemorio não indicam novas infecções por HIV em transplantados
Hemorio não encontra novas infecções por HIV em transplantados
Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Hemorio não detectou novas infecções por HIV em pacientes transplantados no Rio de Janeiro. A informação é do diretor de conteúdo nacional da Band, Rodolfo Schneider. Até a noite de sábado (12), 200 dos 286 novos testes solicitados vieram negativados.

A retestagem no sangue de pacientes que doaram órgãos no Rio de Janeiro desde dezembro do ano passado foi determinada após um caso sem precedentes no sistema de transplantes. O caso noticiado em primeira mão pela BandNews FM revelou que seis pacientes transplantados foram infectados com HIV após receberem órgão contaminados.

O problema aconteceu por irregularidades em testes de segurança que foram realizados pelo Laboratório PCS-Saleme, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Polícia Federal e a Polícia Civil investigam o caso. Os investigadores acreditam que a empresa não tenha feito os testes para o qual foi contratada.

Em nota, o Laboratório PCS-Saleme argumenta que usou kits autorizados pela Anvisa nos exames, mas investigadores não encontraram notas fiscais ou indicativos de que os testes foram de fato adquiridos pela companhia.

Desde que o caso feio à tona, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro anunciaram sindicâncias para apurar o caso.

Tópicos relacionados