Haddad terá série de reuniões com Lula antes de anúncio de corte de gastos

Projeções do Tribunal de Contas da União alertam para risco de "shutdown" da máquina pública até 2028

BandNews FM

Haddad e Lula no Planalto
REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29) que ainda não há números nem previsão de data para o anúncio do corte de gastos do governo federal

Haddad teia uma reunião com o presidente Lula na quarta-feira (30), mas o encontro no Palácio da Alvorada foi adiantado, com presença do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

"Estamos fazendo as contas para ele [o presidente Lula] para fazer uma coisa ajustadinha", revelou o ministro ao sair para reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Foram duas horas de conversa com a equipe do Ministério da Fazenda e do BNDES. De acordo com Haddad, a reunião foi "realmente boa", e o presidente não vetou nenhuma medida até agora.

Em agosto, um relatório do Tribunal de Contas da União apontou para o risco de paralisação da máquina pública até 2028, caso as emendas impositivas e os valores mínimos constitucionais para saúde e educação continuem crescendo.

O documento estima que 88% das chamadas despesas discricionárias, que não são obrigatórias, poderiam ser reduzidas nos ministérios.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.