Haddad indica número dois da Fazenda para diretoria do Banco Central

Gabriel Galípolo precisa passar por sabatina no Senado antes de assumir diretoria de Política Monetária

BandNews FM

Haddad indica número dois da Fazenda para diretoria do Banco Central
Fernando Haddad e Gabriel Galípolo
Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8) a indicação de Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central. O economista é atualmente o braço direito do ministro no comando da economia.

Haddad também indicou o servidor da autoridade monetária Ailton Aquino dos Santos para o cargo de diretor de fiscalização do BC. Antes de assumirem os cargos, ambos precisam passar por sabatina no Senado Federal.

Caso seja aprovado para o cargo de diretor de política monetária, Galípolo será um dos diretores a compor o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Ele participaria então das discussões do colegiado para a definição da taxa básica de juros, a Selic.

O nível elevado dos juros tem sido alvo frequente de críticas do presidente Lula, que vê a alta da Selic como um impeditivo para o crescimento econômico do país. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano. O índice foi mantido na última reunião do órgão da semana passada.

Ao ser questionado sobre possíveis críticas do mercado às indicações, Haddad afirmou que Galípolo é conhecido por economistas e é “coator de todas as políticas públicas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”

Gabriel Galípolo foi presidente do Banco Fator e foi responsável por abrir canais de diálogo com integrantes do mercado financeiro durante a campanha presidencial que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva.