Haddad diz que governo poderia ter déficit zero se não fossem derrotas no congresso

Ministro afirma que país deve seguir crescendo acima da média mundial nos próximos anos

Rádio BandNews FM

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Marcelo Justo/ Ministério da Fazenda

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (30) que o caso o governo não tivesse sofrido algumas derrotas no congresso, o Brasil poderia ter alcançado o Déficit Zero. No entanto, Haddad também afirmou que este tipo de revés é compreensível e resultado de se viver num país democrático.

“Se tivéssemos aprovado 100% do que propusemos para o Congresso Nacional no ano passado, nós estaríamos com déficit zero este ano – e sustentável. Mas tivemos percalços.", disse o ministro, durante evento da Associação Brasileira de Franchising.

"Então, adiamos um pouco os resultados, mas a democracia é isso: é melhor você ter um Congresso dialogando com você do que um Congresso contra a sua opinião”, afirmou Haddad.

De acordo com ele, apesar dos problemas enfrentados, o governo conseguiu, junto ao Congresso Nacional, bons resultados.  “Macroeconomicamente falando, seria melhor fazer o ajuste de uma vez por todas, em um ano. Tem o passivo em 2023 e, em 2024, ajusta as contas. Mas não deu. Mas fomos bem no Congresso. Não deu tudo, mas fomos super bem e conseguimos dialogar com as duas casas”, completou.

Haddad ainda pontuou que, após uma década difícil, a economia brasileira pode entrar em um ciclo de crescimento estável, a depender de “pequenos ajustes”.

O ministro afirma que o país está crescendo cerca de 3% ao ano e deve manter o ritmo. “Não podemos nos conformar em crescer menos do que a média mundial porque nossas vantagens não são a média mundial, são superiores à média mundial. Se crescermos menos do que a média mundial é porque estamos errando em alguma coisa”, concluiu.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.