Haddad diz estar otimista sobre juros e afirma acreditar em corte de 0,75 ponto

Comitê de Política Monetária do Banco Central define nesta quarta (2) em quanto vai ficar taxa Selic

BandNews FM

Haddad diz estar otimista sobre juros e afirma acreditar em corte de 0,75 ponto
Ministro Fernando Haddad disse estar otimista com reunião do Banco Central
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse estar otimista com o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta-feira (2), que deve iniciar uma trajetória de redução da taxa básica de juros no país.

Em entrevista em Brasília, no programa “Bom dia, Ministro”, Haddad afirmou que a expectativa do mercado é por uma redução de 0,75 ponto percentual. No entanto, segundo uma pesquisa feita com gestores e analistas de quase 90 instituições financeiras apontou, nesta terça (1º), que 70% deles esperam um corte de 0,25 ponto porcentual. Os demais 30% apostam em uma queda de 0,5 ponto.  

Para Haddad, a queda da inflação e do dólar são os dois principais motivos para justificar a mudança de patamar. 

A taxa básica de juros está em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado – no nível mais alto desde 2017. O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (31), indicou que os operadores do mercado financeiro acreditam que a Selic vai terminar o ano em 12% ao ano. 

“Temos um espaço aí importante para a queda da taxa básica e quando cai a taxa básica de juros, o que certamente vai começar a acontecer hoje [quarta], você vai ter uma perspectiva de diminuição do juro futuro e, ao final, isso vai acabar chegando ao consumidor”, declarou Haddad.

Na mesma entrevista, Fernando Haddad disse que o governo vai apresentar em breve um plano para resolver os juros do crédito rotativo, que, atualmente, está acima dos 430% ao ano.