Haddad diz estar confiante com aprovação do arcabouço fiscal

Ministro da Fazenda disse que texto está pronto e que líderes partidários demonstraram disposição em votar novo marco fiscal com urgência

BandNews FM

Haddad diz estar confiante com aprovação do arcabouço fiscal
Haddad diz estar confiante com aprovação do arcabouço fiscal
Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta quarta-feira (17) estar confiante com a aprovação das novas regras fiscais. O chama arcabouço fiscal começa a ser discutido durante a tarde na Câmara dos Deputados. Os parlamentares vão votar a urgência do projeto, que acelera a tramitação das medidas.

A expectativa é que a votação final no plenário fique para a próxima semana.

Haddad se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, na última segunda-feira (15). O relator do arcabouçou, deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), também estava presente. No dia, o texto final foi apresentado aos colegas do Parlamento.

Segundo o ministro, a expectativa é de uma aprovação sem maiores intercorrências. A equipe econômica avalia que as modificações feitas no texto “aperfeiçoaram” as medidas.

O governo tenta ir atrás de aliados para a aprovação da medida que substitui o teto de gastos depois da derrota no marco do saneamento. São necessários 257 votos dos 513 deputados para aprovar a urgência. Com a medida aprovada, o projeto vai direto para o Plenário e não passa pelas comissões temáticas que poderiam mudar o texto.

O ministro também comentou que espera ter concluído, nesta semana, as discussões em torno da regulamentação do bônus de eficiência dos auditores da Receita Federal.

O texto teve apresentação confirmada pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA). Segundo o novo regime fiscal, o aumento real das despesas será equivalente a 70% do incremento das receitas acima da inflação. Essa variação é de 0,6% a 2,5% ao ano.

Por fim, após a aprovação na Casa, o projeto será encaminhado para os Senadores.