O nadador Guilherme Costa, o “Cachorrão”, foi o quinto colocado na final dos 400 metros livre nos Jogos Olímpicos de Paris. Neste sábado (27), o brasileiro marcou 3min42s76, o melhor tempo da carreira e de um atleta das Américas em uma decisão olímpica na prova, mas não chegou ao pódio.
A medalha de ouro foi para o alemão Lukas Maertens, com 3min41s78, menos de um segundo à frente de Guilherme. Elijah Winnington, da Austrália, ficou com a prata e Woo-min Kim, da Coreia do Sul, com o bronze.
Após a prova, Guilherme Costa, que tinha se classificado com o segundo melhor tempo geral, se emocionou e agradeceu o apoio de familiares e amigos:
“Tentei fazer a melhor prova da minha vida, mas acabou faltando um pouco no final, onde sempre foi meu forte. Tenho que ver com o meu técnico o que aconteceu, mas eu tentei de tudo. Tenho certeza que vou voltar mais forte. Não vou desistir do meu sonho", disse o nadador.
Mafê Costa fica em sétimo lugar
Na decisão feminina dos 400 metros livre, Maria Fernanda Costa não conseguiu acompanhar o ritmo das principais concorrentes, ficando com a sétima posição e nadando em 4min03s53.
Depois da prova, Mafê, que foi a primeira brasileira a chegar à final desde Piedade Conceição, em 1948, lamentou não ter melhorado o desempenho em relação ao que tinha obtido nas semifinais.
“Não é uma prova da qual saio muito satisfeita. O (tempo do) pódio foi muito aquém, então eu podia estar ali, ter buscado essa medalha. Mas cheguei a uma final olímpica e ver o quão isso é diferente do que estou acostumada é muito especial. Estou feliz por ter nadado entre as melhores do mundo”, disse Mafê.
Atual recordista mundial, a australiana Ariarne Titmus conquistou a medalha de ouro, com 3min57s49, seguida da canadense Summer McIntosh, que ficou com a prata, e da estrela Katie Ledecky, dos Estados Unidos. Com o bronze, Ledecky chegou à décima primeira medalha olímpica na carreira.