O Alto Comissariado da ONU para Refugiados disse neste domingo (27) que 370 mil pessoas já deixaram o território da Ucrânia e são considerados refugiados. No quarto dia de conflitos, as Organizações Unidas se mostraram preocupadas com o deslocamento interno de até 7 milhões de ucranianos para fugir da guerra. Outros 4 milhões podem deixar o país.
Os países vizinhos à Ucrânia estão acolhendo os milhares de refugiados em pavilhões improvisados, complexos esportivos e nas estações de trem.
O êxodo ocorre em todas as regiões fronteiriças, demonstrando que não há uma região que tenha escapado dos ataques russos, sendo que até o momento, foram registrados ataques em 15 cidades da Ucrânia.
Em sua grande maioria, caracterizados por crianças e mulheres, os refugiados deixam casas, negócios, empresas, pais e maridos para trás, na expectativa de encontrar nos países vizinhos, membros da União Europeia, um pouco de paz.
Até o momento, a Polônia vêm sendo o destino mais buscado pelos refugiados, com mais de 100 mil ucranianos cruzando a fronteira, dada a boa relação entre os países, sendo que no momento, quase 1 milhão de ucranianos vive em solo polonês.