A Secretaria Especial da Receita Federal passa a ser chefiada nesta quarta-feira (8) por Júlio César Vieira Gomes. A mudança no órgão foi publicada nesta terça-feira (7) à noite em edição extra do Diário Oficial da União.
Antes, o cargo era exercido por José Barroso Tostes Neto, que foi exonerado e deve ocupar um posto na OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, na França.
A mudança faz parte de uma reestruturação do Ministério da Economia após a saída do secretário de Produtividade, Carlos da Costa, que vai assumir um cargo nos Estados Unidos.
Uma nova repartição especial irá unificar a Secretaria de Política Econômica, o Ipea, o IBGE e áreas do antigo Ministério do Comércio Exterior.
O nome para essa nova secretaria da pasta ainda não foi anunciado.
A nomeação do ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, que assumiria a articulação política do Ministério da Economia com o Congresso foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.
As mudanças na equipe de Paulo Guedes visam melhorar a realização da pasta da Economia em 2022, ano eleitoral, quando o presidente Jair Bolsonaro deve tentar a reeleição.