Guedes contraria os números e afirma que Brasil “cresce acima da média mundial”

Discurso do ministro em Dubai destoa das projeções feitas pelo FMI e do mercado financeiro

BandNews FM

Discurso do ministro em Dubai destoa das projeções feitas pelo FMI e do mercado financeiro
Foto: Reprodução

Na abertura do Fórum Invest in Brazil, que aconteceu nesta segunda-feira (15) em Dubai, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil cresce acima da média mundial. O economista dedicou o suposto feito ao presidente Jair Bolsonaro.

Durante o discurso, Guedes disse: “O Brasil foi uma das economias que menos caíram, voltaram mais rápido, criaram mais empregos e estamos crescendo, também, acima da média mundial. Isso, graças à orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia”.

A fala é contrária às projeções feitas por especialistas. Segundo o Fundo Monetário Internacional, a média de crescimento mundial neste ano deve ficar em 5,9%, enquanto a previsão é que o Brasil cresça 5,2%. Para o FMI, a economia brasileira deve registrar o pior índice entre os países do G20, os 20 mais ricos do mundo.

O mercado financeiro também tem diminuído as projeções de crescimento da economia brasileira. Bancos brasileiros e estrangeiros projetam alta de 4,8% para este ano e já falam em retração no próximo ano.

Enquanto o ministro projeta número que destoam com os demais analistas, o país vive um momento de escalada nos preços, com inflação beirando os 10% em 12 meses, e números abaixo do previsto no mercado de trabalho e no setor de serviços, que representa 70% da economia brasileira.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.