O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo estuda uma redução moderada de impostos sobre o óleo diesel. Ele questionou se há necessidade de subsidiar a gasolina, que chegou a R$ 8 no Rio de Janeiro. As declarações foram no evento de um banco nesta terça-feira (1).
Após alta de mais de 45% no preço dos combustíveis em 2021, uma das ideias do governo é cortar alíquotas do IPI como forma de pressionar os governadores a reduzirem o ICMS.
A PEC será enviada em breve ao Congresso, mas o presidente da casa, Arthur Lira, já informou que a proposta deve abranger apenas o óleo diesel. Sobre o tema, Guedes afirmou que seria mais fácil erradicar a pobreza do que diminuir os impostos sobre a gasolina no Brasil.
Ele questionou também se faria sentindo subsidiar esses descontos, já que o país passa por uma transição para a chamada economia verde.
O projeto terá um impacto de R$ 50 bilhões nas contas públicas.
Durante a reunião, o economista defendeu outras medidas no setor, como a privatização da Petrobras e reformas estruturais.
Para o ministro, conceder a estatal para a iniciativa privada seria uma forma de aumentar a disponibilidade de petróleo e diminuir os preços: “não estamos permitindo a realização do nosso potencial de crescimento, somos pobres por opção", afirmou.