Dezenas de ciclistas circularam em grupo em áreas de lazer na Zona Sul do Rio e no Túnel Santa Bárbara em um movimento que lembrou os chamados "rolezinhos" de moto. A semelhança foi citada por internautas que comentaram o flagrante nas redes sociais. O grupo acessou o túnel que liga Laranjeiras ao Centro da cidade fazendo barulho, durante à noite e neste fim de semana.
Neste domingo (09), o grupo foi visto Rua Santa Clara em direção à Avenida Atlântica. As bicicletas cruzaram a orla do bairro, desrespeitaram um sinal de trânsito, e por pouco, não provocaram um acidente.
Para o fundador da Comissão de Segurança de Ciclismo no Rio, Rafael Pazos, o problema está na falta de políticas públicas em lidar com uma realidade, que já se faz presente no dia a dia dos cariocas.
A Prefeitura do Rio tem uma determinação que proíbe a circulação ciclistas a partir de 8 anos de idade, nas áreas de lazer. Mas, esse decreto só vale para os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon.
O mesmo não se aplica, por exemplo, no Aterro do Flamengo, na mesma região, além dos parques de Madureira, na Zona Norte, e de Deodoro, na Zona Oeste da cidade.
Em nota, a Guarda Municipal informou que realiza, nos fins de semana e feriados, ações preventivas para orientar sobre o uso correto das áreas de lazer nas orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon e Aterro do Flamengo.