O Grêmio anunciou nesta segunda-feira (09) a saída do técnico Renato Gaúcho. O treinador deixa o cargo depois de um ano e três meses. Ídolo do clube, o treinador encerra a quarta passagem pelo comando da equipe. A decisão da diretoria vem um dia após o encerramento do Brasileirão 2024, onde o Grêmio terminou na 14ª posição.
Além de ter sido o símbolo da primeira conquista da Libertadores pelo Grêmio, em 1983, o ex-atacante venceu a principal competição continental como técnico, em 2017. Também como treinador, Renato Gaúcho levantou os troféus da Copa do Brasil, em 2016, da Recopa Sul-Americana, em 2018, e do estadual em 2018, 2019, 2020, 2023 e neste ano. Ele se tornou o técnico com mais jogos no comando do Grêmio, com mais de 400 jogos no comando do banco de reservas.
Após o anúncio da saída, Renato usou as redes sociais para se despedir do torcedor. Em um vídeo publicado na internet, o treinador se emocionou e defendeu que o fim do vínculo era a “decisão certa para o momento.” Na gravação, o ídolo ainda aproveitou para agradecer todos que passaram pelo clube no último ano e negou qualquer problema com a direção.