Idosos com idade entre 60 e 64 anos retomam o acesso gratuito, nesta quarta-feira (01), ao metrô, trens, veículo leve sob trilhos (VLT) e nos ônibus intermunicipais em São Paulo. O benefício é garantido através de bilhetes eletrônicos, como o Cartão TOP.
O passageiro favorecido pela gratuidade não precisará apresentar o documento que comprove sua idade para embarcar nos meios de transportes. A liberação será realizada através do Bilhete Único, válido para transportes municipais, e o TOP, utilizado na região da Grande São Paulo.
O Bilhete Único e Cartão TOP podem ser recarregados em máquinas de autoatendimento localizadas em estações e terminais de ônibus. Os passageiros que já possuem o cartão de transporte, não precisam solicitar uma nova via.
A retomada do benefício foi anunciada por Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, ao longo do mês de janeiro, junto com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).
A gratuidade do transporte público para pessoas com mais de 65 anos é prevista pelo Estatuto do Idoso em todo território nacional e não havia sido suspensa.