Após um período de três semanas de folga, a Fórmula 1 volta a se reunir em Baku, para o Grande Prêmio do Azerbaijão.
A cidade que sedia a quarta etapa desta temporada e será palco da grande novidade de 2023, em que a corrida sprint não servirá mais de classificação para o grid do domingo.
Desde 2021, quando foram implementadas as corridas sprints no calendário, a classificação padrão da sexta definia a ordem de largada para a prova curta do sábado, e o resultado da Sprint, formava o grid da corrida principal, no domingo.
Com a nova mudança, a sexta-feira terá um treino livre e, depois, a classificação que agora vale para a prova de domingo.
A novidade no sábado é que a sprint terá uma classificação própria, no mesmo estilo Q1, Q2 e Q3, mas as sessões terão duração menor, com 12, 10 e 8 minutos respectivamente.
Com isso, a F1 torna as corridas sprints um evento isolado, fazendo com que os pilotos e as equipes possam arriscar mais, já que agora o resultado não implica na principal.
Além disso, a prova curta do sábado dará pontuação do primeiro ao oitavo colocado, começando em oito pontos para o vencedor, decrescendo o valor até o último a ser premiado.
Lando Norris, piloto da McLaren, aprova as novidades. “Você não quer danificar o carro de forma alguma. É um formato melhor, com mais oportunidades para todos A pressão é maior, mas eu gosto mais”, afirmou o piloto inglês.
Max Verstappen, da Red Bull, lidera o campeonato com 69 pontos, seguido pelo seu companheiro de escuderia, Sérgio Pérez. Até o momento, a equipe austríaca tem dominado com vitórias nas três primeiras corridas da temporada.
A transmissão de todo o fim de semana do GP do Azerbaijão você acompanha nos canais do Grupo Bandeirantes. A TV Band transmite a classificação de sexta, a corrida sprint e o GP no domingo. O Bandsports exibe o treino livre, as duas classificações e a corrida curta.
A BandNews FM transmite a corrida no domingo, no dial e de forma exclusiva, a partir das 7h20.