Governo suspende exportação de frango e ovos após caso de Newcastle

Vírus da doença foi registrado em ave no Rio Grande do Sul

BandNews FM

Vírus da doença foi registrado em ave no Rio Grande do Sul
Agência Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, suspende temporariamente a exportação de frango e ovos para 44 países após a confirmação de caso de Newcastle em uma granja do Rio Grande do Sul.   

Argentina, União Europeia e China estão entre os impactados.  

A doença, altamente contagiosa, não é transmitida para humanos e o consumo dos produtos é seguro.  O nome é em razão de um surto na cidade inglesa há quase 100 anos.  

O estado gaúcho segue em emergência por 90 dias após a detecção de um foco da doença em aves no município de Anta Gorda, no Vale do Taquari.  

Segundo o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a suspensão da exportação deve durar pelo menos 21 dias. A granja onde o foco de doença foi detectado está interditada.  

O governo estadual montou barreiras sanitárias em um raio de 10 km do local.  

O Rio Grande do Sul exporta, em média, 60 mil toneladas de frango por mês. 

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, acredita que a doença de Newcastle pode afetar até 7% por cento da produção nacional.   

O Brasil não registrava uma ocorrência da doença em plantéis de aves desde 2006, de acordo com levantamento realizado com os informes da Organização Mundial de Saúde Animal. Na ocasião, segundo a notificação, os casos se deram em aves de subsistência, nos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.