Governo prorroga uso da Força Nacional em Brasília após atos criminosos

Medida foi publicada no Diário Oficial da União e valerá, agora, até 4 de fevereiro

Rádio BandNews FM

Governo prorroga uso da Força Nacional em Brasília após atos criminosos
Flávio Dino, prorrogou o uso da Força Nacional em Brasília até o dia 4 de fevereiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou o uso da Força Nacional em Brasília até o dia 4 de fevereiro. A portaria com a liberação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23).

O uso da Força Nacional foi autorizado no dia 7 de janeiro pelo ministro para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio contra atos de ameaça à democracia. A determinação foi prorrogada após os ataques criminosos aos prédios dos Três Poderes, ocorridos na no dia 8 de janeiro.

A invasão aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto causou danos ao patrimônio público e ao acervo histórico. Os responsáveis pelos atos eram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que não aceitaram o resultado das eleições presidenciais de 2022.

De acordo com o texto, o uso da força nacional irá ajudar na proteção do patrimônio público e privado entre a Rodoviária e a Praça dos Três Poderes e de outros bens da União situados em Brasília. A medida, que está valendo desde a última sexta-feira (20), foi prorrogada pelo prazo de 15 dias.