Em comemoração ao 7 de setembro, o governo Lula decidiu adotar o slogan "Democracia, soberania e união", e, de acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Paulo Pimenta, serão "resgatados os valores da República e os símbolos oficiais, como a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional".
O desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será menor este ano, já que o governo federal decidiu reduzir o número de servidores e de militares que participam do evento.
Mesmo assim, de acordo com anúncio do Planalto, a previsão é de que cerca de 30 mil pessoas compareçam. As arquibancadas serão abertas às 6h.
O desfile, que deve começar às 9h, contará com quatro eixos temáticos, sendo eles: "Paz e Soberania", "Ciência e Tecnologia", "Saúde e Vacinação" e "Defesa da Amazônia".
O planejamento de segurança contou com o ministro de Defesa, José Múcio. O chefe da Pasta definiu que deverá haver revistas em todos os pontos de acesso à Esplanada, além de reforço no policiamento, nos atendimentos de emergência e nas delegacias para o registro de ocorrências.