Governo lança programas para prevenir violência contra refugiados no Brasil

Cerimônia prestou homenagens ao refugiado congolês Moise Kabagambe, assassinado em 2022 no Rio de Janeiro

Rádio BandNews FM

Governo lança programas para prevenir violência contra refugiados no Brasil
O programa pretende fortalecer políticas para acolher e proteger os refugiados.
Foto: Isaac Amorim/MJSP

O Governo Federal lançou nesta segunda-feira (23) o Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio para Pessoas Afrodescendentes e a Implantação do Observatório Moise Kabagambe - um Observatório da Violência contra Refugiados no Brasil. 

A solenidade contou com a presença de autoridades como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a presidente do Comitê Nacional de Refugiados, Sheila Carvalho. 

Na cerimônia, o Ministério da Justiça prestou homenagens a Moise Kabagambe, de 24 anos, que morreu a pauladas em um quiosque na Barra da Tijuca, em janeiro de 2022. Três pessoas foram presas pelo homicídio.

O programa pretende fortalecer políticas para acolher e proteger os refugiados que vêm para o Brasil. E impedir que casos de xenofobia e agressão como o que ocorreu com Moise persistam. 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve presente. Em seu discurso, ela colocou o seu ministério a disposição desse novo programa e se emocionou discursando para a família de Moise, que estava presente. 

Entre os familiares de Moise, estava a mãe do congolês, Mugenyi Kabagambe, que agradeceu a iniciativa do Observatório e todas as pessoas que atuaram para manter a memória dele viva.

A secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira, também discursou e falou que a nova estrutura da pasta vai contar com uma parte dedicada a refugiados e apátridas. Ela também revelou que o combate ao trabalho escravo vai ser feito em conjunto com órgãos internacionais.