O Governo Federal reconheceu estado de emergência para 50 cidades baianas e mineiras por conta das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira (07). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (10).
No extremo sul da Bahia as inundações deixaram pessoas desabrigadas, desaparecidas e áreas destruídas pelo fenômeno natural. Na cidade de Itamaraju, três pessoas morreram soterradas após o temporal e diversas casas desabaram pelo volume de água. Segundo os dados divulgados pelos órgãos competentes, choveu 527mm nos dez primeiros dias de dezembro de 2021, já no mesmo período de 2020 foram contabilizados apenas 13mm.
Em Ilhéus, hóspedes de um resort de luxo ficaram isolados na madrugada desta sexta-feira (10) devido ao aumento de 30 cm no volume do lago que fica no hotel, que chegou a invadir 40 apartamentos. A Defesa Civil da cidade informou que recebeu mais de 40 ocorrências por deslizamento de terra, inundações, queda de árvores e desabamento de residências.
Nas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa, apontou que equipes devem se deslocar às áreas afetadas no próximo domingo (12): “Amanhã iremos, junto com nossa equipe técnica, ao extremo sul da Bahia. A nossa expectativa é que o volume da água já tenha baixado para conseguirmos fazer as intervenções necessárias, reparando os danos causados pelas chuvas. ”
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também se pronunciou: “O Governo de Minas atua para amenizar os estragos das fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Jequitinhonha. A Defesa Civil Estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG está empenhado na reconstrução de pontes. ”