O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (11) um pacote de medidas para atender a população afetada pelas chuvas em Alagoas. Em entrevista coletiva concedida em Maceió, o ministro do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que as famílias desabrigadas e/ou desalojadas vão receber um Auxílio Emergencial no valor de R$ 800.
Além do auxílio, a Caixa Econômica Federal autorizou também a antecipação do pagamento do Bolsa Família para os moradores dos municípios afetados e a disponibilização do saque do FGTS para quem dispõe de valores disponíveis na conta.
O Governo Federal promete ainda distribuir 4 mil cestas básicas nas cidades mais afetadas. O ministro Wellington Dias afirmou que as medidas poderão ser ampliadas de acordo com a demanda.
Em outra frente de auxílio aos atingidos, o ministro também anunciou o pagamento do Fomento Rural no valor de R$ 4,6 mil por família, não reembolsável, para agricultores que perderam safras, além de uma linha de crédito específica do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Desde o início das chuvas, na sexta-feira (7) pelo menos 22,6 mil pessoas ficaram desalojadas temporariamente. Já no último levantamento da Polícia Civil feito nessa manhã de terça-feira (11), esse número caiu para 7.364.
Durante a coletiva, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que logo após as ações emergenciais, os governos Estadual e Federal deverão se reunir para discutir as medidas estruturantes que evitem novos desastres provocados pelas chuvas no estado.
A Defesa Civil alagoana recolhe doações de mantimentos para as famílias atingidas pelo temporal em diversos pontos do estado. Todos os locais podem ser conferidos no site do Governo de Alagoas.