Governo Federal lança campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Primeira etapa vai até 2 de maio e público alvo são trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos

Rádio BandNews FM

Cerca de 95 milhões de doses serão utilizadas na campanha Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cerca de 95 milhões de doses serão utilizadas na campanha
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com a expectativa de imunizar cerca de 76 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, o Ministério da Saúde anunciou o início da campanha de vacinação contra a gripe e contra o sarampo.

Serão duas etapas de vacinação e os primeiros imunizados serão os profissionais de saúde e os idosos acima de 60 anos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que a vacinação é importante para evitar novos surtos dessas doenças.

A vacina da gripe tem eficácia comprovada contra a H3N2, que causou o surto no início deste ano, e também contra a H1N1 e do tipo B.

Já a imunização contra o sarampo será feita através da vacina tríplice viral, utilizada também para prevenir contra a rubéola e caxumba.

De acordo com Socorro Gross, representante da Organização Mundial de Saúde, o Brasil possui um programa de vacinação robusto e que a população acredita nela.

A primeira etapa, que vai atender esse público, vai até o dia dois de maio, e a segunda etapa começa logo depois e segue até o dia três de junho e vai atender outros grupos prioritários, como gestantes, crianças de seis meses até cinco anos, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, entre outras.

Contra o sarampo, a expectativa é vacinar cerca de cinco milhões de trabalhadores da saúde e outras 13 milhões de crianças, sendo que elas podem tomar as duas doses desses imunizantes no mesmo dia.

Ainda de acordo com o governo, devem ser usadas cerca de 95 milhões de doses para a campanha de vacinação, com a expectativa de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

No ano passado, o público-alvo estimado era de 79 milhões, sendo que 71 milhões de doses foram aplicadas, o que corresponde a cerca de 89% do público total.