O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar, o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia.
A questão já foi comentada por Queiroga, que espera fazer a alteração até o fim do primeiro trimestre de 2022, ou seja, até o fim de março.
Endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.
Um exemplo de endemia no Brasil é a dengue.
O fato é que tal medida gera preocupação nos bastidores da capital federal, já que se o rebaixamento ocorrer, a doença vai deixar de ser uma emergência de saúde.
Com isso, muitas das restrições, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, deixarão de ser aplicadas.
Recentemente, mesmo com uma alta média móvel, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacinação contribui para acabar com o "caráter pandêmico da Covid-19".
Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde classifica desde março de 2020 que o planeta vive uma pandemia, e não há previsão de alteração desse status em âmbito internacional.